Páginas

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Universidade, os primeiros dias-Dicas

Não sou a pessoa mais independente do mundo, sou de uma cidade pequenina que nada tem a ver com Lisboa. Hoje posso dizer que Lisboa me arrebitou e fez-me tomar consciência de que agora não é a brincar.
Sendo desde sempre uma pessoa extremamente envergonhada e que sofre por antecipação, o percurso desde a realização da candidatura até aos primeiros dias da faculdade fez-me perder o sono e imaginar situações hipotéticas (que nada se assemelharam à realidade). No fim das contas fiquei com sono negativo, coração cheio e algumas dicas para partilhar.
Claro que cada pessoa é diferente e gere as situções à sua maneira, mas decidi partilhar convosco o que aprendi. Ora aqui vai:

1. Falso alarme: Muito dificilmente as colocações saiem antes do dia 11 de Setembro, quanto muito saiem umas horas antes, no dia 10. Também pode acontecer a divulgação de listas com as colocações, mas nunca sabemos se é fidedigno.
(Dica: mantenham atualizado o vosso email e a vossa conta da candidatura online.)

2. Inscrição/matrícula: Têm cinco dias para se inscreverem (de 11 a 15), não fazem desconto se forem logo no primeiro dia de inscrições. Para ser sincera, não achei que houvesse muita confusão, pelo menos na minha escola, deve depender de cada instituição.
(Dica: é sempre bom falar com alguém que já tenha passado pelo mesmo na vossa faculdade, para perceber o tempo que demora a matricula e assim conseguirem gerir o vosso dia.)

3.Comunicar: Aproveitem o dia da matricula para fazer conhecidos. Estão todos na mesma situação então não há melhor altura para ir apalpando terreno e depois no primeiro dia de aulas vão ficar contentes por ver uma cara conhecida no meio de tanta gente.
(Dica: fiquem com 1 ou 2 contactos de pessoas que conheceram, assim se estiverem perdidos na confusão têm um plano B.)

4.Solidariedade: Se vires alguém meio perdido junta-te à festa e perde-te também, porque é assim que as histórias são escritas. É mais facil enfrentar uma situação adversa acompanhado do que sozinho.

5.Tentar: Não entraste no curso que querias? Não era a tua primeira opção? Tenta outra vez, tens a segunda fase e durante esse tempo conheces novas pessoas. Informa-te das condições a que estás sejeito caso concorras novamente.
(Dica: caso não entres no curso que querias, tenta fazer as cadeiras que te dão equivalência de nota.)



Resultado de imagem para universidade
Espero que este post vos tenha ajudado. Não se esqueçam de ler o post anterior Universidade:O que levar?-Aulas
Boa sorte e bom fim de férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário